UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CE – CENTRO DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
PROFESSORES: CLÁUDIO FERNANDO/DANIELE DIAS
GRUPO: ANDRESSA ALVES BERNARDO
JOYCE MARTINS DOS SANTOS
JOSINALVA GUEDES DA COSTA
JOSINALVA GUEDES DA COSTA
WEBQUEST: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
CIBELE
Informática na Educação
- As Políticas publicas vêm sendo direcionadas a quem?As políticas públicas brasileiras vêm sendo direcionadas para a modernização de todos os setores da sociedade. Para tanto, investe-se maciçamente em tecnologia, buscando com isso atingir estágios superiores de desenvolvimento das forças produtivas e da organização política e social. Investe-se também na formação da opinião pública com objetivo de disseminar uma nova cultura, um ideal de modernidade, sendo o computador e toda a tecnologia assessória o símbolo dessa nova era.
- O que diz no documento “Educação e Conhecimento - Eixo da Transformação Produtiva com Equidade”, elaborado em 1992?
- O trabalho direto vem sendo substituído pelo trabalho monitorado ou de supervisão, com as tarefas aglutinadas, tornando-se necessário novas competências técnica e social. Cite três exemplos de novas competências.Novas habilidades são requeridas pelo novo trabalhador, dentre elas a cooperação, o caráter socializado nas ações de interagir, de pensar estrategicamente, de planejar, de responder criativamente a situações novas, o raciocínio abstrato, atenção seletiva, reflexão crítica, domínio de símbolos e linguagem matemática. Isso vem exigindo também outras estratégias para formar esse trabalhador. Dentre elas destacam-se a reciclagem, o treinamento, a adaptação, cabendo a operacionalização dessas estratégias tanto aos sistemas educacionais tradicionais como às novas modalidades de ensino com base no uso intenso de tecnologias de comunicação e informação.
- Quais os objetivos dos projetos de capacitação tecnológica, tanto no setor civil quanto no militar?O grande objetivo dos projetos de capacitação tecnológica, tanto no setor civil quanto no militar, era dominar a tecnologia para que não aumentasse ainda mais o fosso tecnológico que separa o país dos centros econômicos capitalistas mundiais, já que este setor está se constituindo num dos pilares onde está se assentando o novo ciclo de acumulação do capital a nível mundial, além de ser componente obrigatório de várias tecnologias, incluindo as bélicas.
- Qual o objetivo da Lei de Informática pelo Congresso Nacional (lei n. 7.232)?Em 29 de outubro de 1984 foi aprovada a Lei de Informática pelo Congresso Nacional (lei n. 7.232), impondo restrições ao capital estrangeiro e tornando legal a aliança do Estado com o capital privado nacional no enfrentamento dos interesses externos. A reserva de mercado deveria durar oito anos, até que as indústrias nacionais pudessem competir com a produção estrangeira. Como conseqüência, de acordo com Oliveira (1997:26), há um crescimento significativo da indústria brasileira, sendo que em 1987 o país é classificado como o sexto maior mercado de microcomputadores do mundo.
O documento: “Educação e Conhecimento - Eixo da Transformação Produtiva com Equidade”, elaborado em 1992, diz que a mesma não leva em consideração ou não faz referência aos processos de cada uma das sociedades envolvidas - sociedades ainda não imbuídas de espírito científico. Que o progresso técnico, pela sua natureza instrumental, não pode constituir-se em um fim da educação e muito menos em um fim da própria sociedade, pois a modernização técnica e industrial não implica necessariamente a modernização em sentido mais amplo da sociedade, quer político, social ou cultural.
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