terça-feira, 17 de maio de 2011

RESPOSTA DA WEBQUEST DE CIBELE: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS


UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CE – CENTRO DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
PROFESSORES: CLÁUDIO FERNANDO/DANIELE DIAS
GRUPO: ANDRESSA ALVES BERNARDO
JOYCE MARTINS DOS SANTOS
JOSINALVA GUEDES DA COSTA

WEBQUEST: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
CIBELE

Informática na Educação

  1. As Políticas publicas vêm sendo direcionadas a quem?
    As políticas públicas brasileiras vêm sendo direcionadas para a modernização de todos os setores da sociedade. Para tanto, investe-se maciçamente em tecnologia, buscando com isso atingir estágios superiores de desenvolvimento das forças produtivas e da organização política e social. Investe-se também na formação da opinião pública com objetivo de disseminar uma nova cultura, um ideal de modernidade, sendo o computador e toda a tecnologia assessória o símbolo dessa nova era.
  1. O que diz no documento “Educação e Conhecimento - Eixo da Transformação Produtiva com Equidade”, elaborado em 1992?
    O documento: “Educação e Conhecimento - Eixo da Transformação Produtiva com Equidade”, elaborado em 1992, diz que a mesma não leva em consideração ou não faz referência aos processos de cada uma das sociedades envolvidas - sociedades ainda não imbuídas de espírito científico. Que o progresso técnico, pela sua natureza instrumental, não pode constituir-se em um fim da educação e muito menos em um fim da própria sociedade, pois a modernização técnica e industrial não implica necessariamente a modernização em sentido mais amplo da sociedade, quer político, social ou cultural.
  1. O trabalho direto vem sendo substituído pelo trabalho monitorado ou de supervisão, com as tarefas aglutinadas, tornando-se necessário novas competências técnica e social. Cite três exemplos de novas competências.
    Novas habilidades são requeridas pelo novo trabalhador, dentre elas a cooperação, o caráter socializado nas ações de interagir, de pensar estrategicamente, de planejar, de responder criativamente a situações novas, o raciocínio abstrato, atenção seletiva, reflexão crítica, domínio de símbolos e linguagem matemática. Isso vem exigindo também outras estratégias para formar esse trabalhador. Dentre elas destacam-se a reciclagem, o treinamento, a adaptação, cabendo a operacionalização dessas estratégias tanto aos sistemas educacionais tradicionais como às novas modalidades de ensino com base no uso intenso de tecnologias de comunicação e informação.
  2. Quais os objetivos dos projetos de capacitação tecnológica, tanto no setor civil quanto no militar?
    O grande objetivo dos projetos de capacitação tecnológica, tanto no setor civil quanto no militar, era dominar a tecnologia para que não aumentasse ainda mais o fosso tecnológico que separa o país dos centros econômicos capitalistas mundiais, já que este setor está se constituindo num dos pilares onde está se assentando o novo ciclo de acumulação do capital a nível mundial, além de ser componente obrigatório de várias tecnologias, incluindo as bélicas.
  3. Qual o objetivo da Lei de Informática pelo Congresso Nacional (lei n. 7.232)?
    Em 29 de outubro de 1984 foi aprovada a Lei de Informática pelo Congresso Nacional (lei n. 7.232), impondo restrições ao capital estrangeiro e tornando legal a aliança do Estado com o capital privado nacional no enfrentamento dos interesses externos. A reserva de mercado deveria durar oito anos, até que as indústrias nacionais pudessem competir com a produção estrangeira. Como conseqüência, de acordo com Oliveira (1997:26), há um crescimento significativo da indústria brasileira, sendo que em 1987 o país é classificado como o sexto maior mercado de microcomputadores do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário