O uso do computador na educação é de extrema importância para a contribuição de: transmissão de informações, compreensão e construção de conhecimento. O software tem mais ou menos recursos para facilitar a descrição, reflexão e depuração das idéias e atividades que realizamos, o seu objetivo principal é contribuir para que o aprendiz obtenha novos conhecimentos. As linguagens de programação têm mais recursos, enquanto os outros software como os tutoriais, as multimídias já prontas, os processadores de texto, não têm capacidade para executar o que o aprendiz está pensando e, portanto, não fornecem um feedback que seja útil para ele compreender o que faz. Tutorial: software no qual a informação é organizada de acordo com uma seqüência pedagógica particular.Procuram ensinar controlando processo de aprendizagem e de acordo com o tempo que o aluno leva para aprender. Exercícios e Práticas: software que utiliza perguntas e respostas, normalmente utilizadas para revisar material já estudado. Programação: softwares onde o aluno programa o computador. Aplicativos: incluem processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc. Multimídia e Internet: misturam som, imagem e texto. Simulação: simulam situações reais, que sem o uso do computador dificilmente poderiam ser trabalhadas pelos alunos, com a mesma qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino. Jogos: originalmente programado para entreter, possui grande valor pedagógico,e é defendido por profissionais da educação que acreditam que o aluno aprende melhor quando é livre para descobrir ele próprio as relações existentes em um dado contexto.Ferramentas para resolução de problemas: o aprendiz deve produzir qual problema quer solucionar.Pode atender a quase todas as disciplinas, tanto no conhecimento como no interesse e a capacidade do aluno, são softwares abertos que permitem ao professor constantemente descobrir novas formas de planejar atividades que atendam seus objetivos. É importante que os professores estejam capacitados para lidar com os computadores. Para se avaliar um software educativo é necessário ter certo conhecimento da informática, como também compreensões educacionais pedagógicas, construção de teorias de aprendizagem, entre outros. Enfim, a preparação desse professor é fundamental para que a educação de qualidade, deixando de ser baseada na transmissão da informação, passando a realizar atividades para ser baseada na construção do conhecimento pelo aluno.
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