AVALIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO
FICHA DE REGISTRO
| Nome do Software: Coelho sabido na Terra do Queijo Registro: 461199 Localização: http://www.divertire.com.br |
l- IDENTIFICAÇÃO:
Autor: Talua Tecnologia
Firma: Divertire
Objetivo: Raciocínio lógico, habilidades linguísticas, entretenimento e criatividade.
Resumo: O Coelho Sabido precisa resgatar o Barco dos Sonhos que ficou preso em uma montanha de queijo grudento. Para isso ele conta com a ajuda da criança para resolver todas as atividades que aparecerem no caminho: adição e subtração, frações, horas, ortografia, dígrafos, compreensão de texto, palavras compostas, características dos insetos e anatomia, resolução de problemas, pintura, desenho, música e muito mais.
Idioma:Português Duração: Não estimada Preço: 44,00 R$
Armazenamento:
| | Disquete | X | CD |
| ll- BASE PEDAGÓGICA |
Concepção Teórica de Aprendizagem:
| X | Construtivista | | Behaviorista |
Justifique: A criança vai construindo seu conhecimento através da realização das atividades propostas.
| Como o software possibilita a realização do ciclo descrição – execução -reflexão - depuração – descrição: Descrição: A descrição das atividades é apresentada em forma de linguagem programada pelo software através do computador. |
| Execução: É executado de forma motivadora mais não faz uso de distinção. |
| Reflexão: Por meio de abstração empírica, permite extrair informações do objeto ou das ações sobre o objeto. |
| Depuração: O aprendiz pode assimilar informações de seu conhecimento. |
O software propicia a interação entre:
| | Aprendiz x Agente de Aprendizagem |
| | Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo |
| X | Aprendiz X Máquina |
De que forma o "feedback" é dado ao aluno?
De forma motivadora que direciona à atividade.
Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
- Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Não.
- De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análises e depuração dos resultados?
Por meio de sugestões.
Possibilita a integração de diferentes disciplinas?
| X | Sim | | Não | Quais? Português, matemática e ciências. |
| lll - CLASSIFICAÇÃO |
Quanto ao tipo:
| X | Tutorial | ||||
| | Exercícios e Prática | ||||
| | Programação | ||||
| | Aplicativo: Qual:_________________________________ | ||||
| | Multimídia- Internet: | | Pronto | | Sistema de Autoria |
| X | Simulação | X | Aberto | | Fechado |
| | Modelagem | ||||
| X | Jogos | ||||
Quanto ao nível de aprendizado:
| X | Seqüencial | | Relacional | | Criativo |
| lV - ASPECTOS TÉCNICOS: |
| | Sim | X | Não | - Apresenta as instruções de forma clara |
| | Sim | X | Não | - Indica as possibilidades de uso |
| | Sim | X | Não | - Especifica os requisitos de hardware/software |
| | Sim | X | Não | - Facilidade de instalação e desinstalação |
| X | Sim | | Não | - Fornece o manual de utilização com linguagem apropriada |
| X | Sim | | Não | - É compatível com outros softwares e hardware |
| | Sim | X | Não | - Funciona em rede |
| X | Sim | | Não | -Importa e exporta objetos |
| | Sim | X | Não | -É auto- executável |
| | Sim | X | Não | -Possui recursos de hipertexto e hiperlink |
| X | Sim | | Não | -Dispõe de help – desk |
| X | Sim | | Não | - Apresenta facilidade de navegação |
| V- Conclusões: |
Processo de Avaliação: É um software que estimula o aprendiz de forma a exercitar o seu conhecimento adquirido em sala de aula motivando-o a avançar o nível de conhecimento.
Conclusões/ Recomendações/ Sugestões: Este software é recomendado para alunos que estejam cursando o 3° ano.
Equipe avaliadora: Andressa Alves Bernardo
Camila Dantas de Vasconcelos
João Pessoa PB, 11/06/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário