sábado, 11 de junho de 2011

Ficha de avaliação do Software: Coelho Sabido na Terra do Queijo


AVALIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO
FICHA DE REGISTRO


Nome do Software: Coelho sabido na Terra do Queijo
Registro: 461199 Localização: http://www.divertire.com.br




l- IDENTIFICAÇÃO:


Autor: Talua Tecnologia
Firma: Divertire

Objetivo: Raciocínio lógico, habilidades linguísticas, entretenimento e criatividade.

Resumo: O Coelho Sabido precisa resgatar o Barco dos Sonhos que ficou preso em uma montanha de queijo grudento. Para isso ele conta com a ajuda da criança para resolver todas as atividades que aparecerem no caminho: adição e subtração, frações, horas, ortografia, dígrafos, compreensão de texto, palavras compostas, características dos insetos e anatomia, resolução de problemas, pintura, desenho, música e muito mais.

Idioma:Português  Duração: Não estimada Preço: 44,00 R$

Armazenamento:


Disquete
X
CD

ll- BASE PEDAGÓGICA

Concepção Teórica de Aprendizagem:

X
Construtivista

Behaviorista

Justifique: A criança vai construindo seu conhecimento através da realização das atividades propostas.

Como o software possibilita a realização do ciclo descrição – execução -reflexão - depuração – descrição:
Descrição: A descrição das atividades é apresentada em forma de linguagem programada pelo software através do computador.
Execução: É executado de forma motivadora mais não faz uso de distinção.
Reflexão: Por meio de abstração empírica, permite extrair informações do objeto ou das ações sobre o objeto.
Depuração: O aprendiz pode assimilar informações de seu conhecimento.

 O software propicia a interação entre:


Aprendiz x Agente de Aprendizagem

Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo
X
Aprendiz X Máquina







De que forma o "feedback" é dado ao aluno?
De forma motivadora que direciona à atividade.

Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:

- Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
 Não.

- De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análises e depuração dos resultados?
Por meio de sugestões.

Possibilita a integração de diferentes disciplinas?

X
Sim

Não
Quais? Português, matemática e ciências.

lll - CLASSIFICAÇÃO

Quanto ao tipo:

X
Tutorial

Exercícios e Prática

Programação

Aplicativo: Qual:_________________________________

Multimídia- Internet:

Pronto

Sistema de Autoria
X
Simulação
 X
Aberto

Fechado

Modelagem
X
Jogos

Quanto ao nível de aprendizado:

X
Seqüencial

Relacional

Criativo

lV - ASPECTOS TÉCNICOS:


Sim
X
Não
- Apresenta as instruções de forma clara

Sim
X
Não
- Indica as possibilidades de uso

Sim
X
Não
- Especifica os requisitos de hardware/software

Sim
X
Não
- Facilidade de instalação e desinstalação
X
Sim

Não
- Fornece o manual de utilização com linguagem apropriada
X
Sim

Não
- É compatível com outros softwares e hardware

Sim
X
Não
- Funciona em rede
X
Sim

Não
-Importa e exporta objetos

Sim
X
Não
-É auto- executável

Sim
X
Não
-Possui recursos de hipertexto e hiperlink
X
Sim

Não
-Dispõe de help – desk
X
Sim

Não
- Apresenta facilidade de navegação

V- Conclusões:

Processo de Avaliação: É um software que estimula o aprendiz de forma a exercitar o seu conhecimento adquirido em sala de aula motivando-o a avançar o nível de conhecimento.

Conclusões/ Recomendações/ Sugestões: Este software é recomendado para alunos que estejam cursando o 3° ano.

Equipe avaliadora: Andressa Alves Bernardo
     Camila Dantas de Vasconcelos

João Pessoa PB, 11/06/2011.

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